Cursos e Eventos

Direito e Engenharia Legal (20h)

O direito exerce papel fundamental na construção civil, e se manifesta nas mais variadas áreas jurídicas, tais como civil, fiscal, trabalhista, contenciosa, dentre outras. O curso de Direito e Engenharia Legal trata daquilo que é juridicamente essencial na construção civil: noções de direito, ações envolvendo perícias, direito de vizinhança, desapropriação, mediação e arbitragem e teoria geral dos contratos.

Avaliação de Imóveis com Utilização de Inferência Estatística (20h)

Obtenha conhecimentos básicos e intermediários sobre metodologia científica para elaboração de avaliações de imóveis urbanos, através do Método Comparativo Direto de Dados de Mercado, utilizando inferência estatística (regressões lineares múltiplas) com utilização de software específico e segundo as diretrizes da NBR-14653 (Partes 1 e 2). O curso de Avaliação de Imóveis com Utilização de Inferência Estatística, com carga horária mínima de 20 horas, tem sido habitualmente adotado como requisito nos principais editais de contratação de avaliadores de imóveis, tais como o edital da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, dentre outros agentes

Avaliação de Imóveis por Inferência Estatística Avançado (20h)

O curso de Avaliação de Imóveis por Inferência Estatística avançado tem como tema central a introdução de aplicação de métodos para determinação de modelos matemáticos, calculados através de inferência estatística, visando inferir o comportamento do mercado imobiliário e a formação dos valores dos imóveis. A técnica de inferência estatística é mais precisa e mais utilizada no meio profissional, em relação a outras metodologias de avaliação, quando se quer estudar e avaliar diversas tipologias de imóveis, tais como: casas, terrenos, apartamentos, lojas e salas comerciais, com resultados de maior qualidade e precisão, em especial, com a obtenção de laudos de avaliação adequados, não tendenciosos, eficientes e consistentes na determinação do valor de mercado dos imóveis, aceita pelos principais contratantes dos serviços como: bancos, justiça federal, justiça estadual, empresa públicas e privadas.

Avaliações e Perícias em Imóveis Urbanos (20h)

O curso apresenta, dentre outros, métodos comparativo e evolutivo para avaliação de terrenos e construções e as novas tabelas do Ibape/SP para cálculo dos valores de venda de construções, bem como a tabela do novo trabalho de Edificações Valores de Venda a ser utilizada nos trabalhos judiciais. Além disso, no curso de Avaliações e Perícias em Imóveis Urbanos serão abordadas diretrizes para aplicação de Avaliação de Aluguéis, Avaliação de Glebas Urbanizáveis e Avaliações Econômicas.

Laudo Pericial (20h)

Ensinar aos participantes que trabalham ou desejam trabalhar com perícias, de forma clara e objetiva, a redigir laudos apresentando todas as indicações necessárias para confecção de laudos de avaliação de imóveis de forma que a linguagem técnica do avaliador se torne adequada e acessível ao magistrado.

Vistoria Cautelar de Vizinhança, Entrega e Recebimento de Obra e Inspeção de Procedência Predial (20h)

Este formato de ensino proporciona ao aluno uma metodologia diferenciado e de grande relevância. O Curso de Vistoria Cautelar de Vizinhança, Entrega e Recebimento de Obra e Inspeção de Procedência Predial integra disciplinas que tratam de serviços essências para Construtoras e Incorporadores e que entram em fases diferentes do empreendimento. O sucesso deste curso está na sua diversificação técnica, em oferecer ao cliente ferramentas da Engenharia Diagnóstica em fases diferentes da mesma obra, ou seja, em uma única obra o profissional habilitado poderá desenvolver 4 (quatro) trabalhos em momentos diferentes e de grande necessidade ao mercado da Construção Civil.

Inspeção Predial (20h)

O Curso de Inspeção Predial ensinará como utilizar esta imprescindível ferramenta, como garantir a manutenção de forma profissional nas edificações. A Inspeção Predial se tornou essencialmente importante para nossa sociedade, dada a sua importância técnica aos cuidados com as manutenções, em atender necessariamente o mercado das edificações. A Inspeção Predial não organiza somente a Manutenção das Edificações, mas promove ações que tem como objetivo abranger aspectos de garantias aos requisitos dos usuários, sendo estes relacionados à segurança, habitabilidade, sustentabilidade e as devidas proteções em relação a exposição aos fatores externos e internos das edificações.

Norma de Desempenho Habitacional NBR 15575 (30h)

Garantia de atendimento é o CURSO DE NORMA DE DESEMPENHO HABITACIONAL NBR 15575, sendo o gerenciamento dos processos de certificação o novo enfoque para a gestão, desempenho e controle de qualidade das edificações. O curso de NORMA DE DESEMPENHO HABITACIONAL NBR 15575 pretende, em uma abordagem clara e direta, depois do susto para incorporadoras e construtoras, mostrar os gargalos existentes, e como o mercado está fazendo para o atendimento legal da NBR 15575. Desmistificados e abordados de forma clara, o curso de Norma de Desempenho Habitacional NBR 15575 demonstrará como se dá, na prática, o atendimento na Norma e como as construtoras estão validando os sistemas construtivos e o atendimento legal. Só se qualifica e gerencia o que se mede, então o que e como medir para atender a NBR ?

Norma de Desempenho NBR 15575 – Técnicas de Avaliação (20h)

Fornecer conhecimentos técnicos e orientações, com base em normas da ABNT, principalmente a NBR 15.575/13 da ABNT, sobre a metodologia dos cinco passos para se avaliar o desempenho em edificações, desde a fase do planejamento e projeto até a execução, entrega e manutenção da edificação, com a aplicação das ferramentas diagnósticas preconizadas pela Engenharia Diagnóstica em Edificações.

Gestão e Manutenção em edifícios (20h)

Com as edificações cada vez mais complexas e modernas, o aprimoramento constante por parte dos profissionais envolvidos no processo de gestão, operação e manutenção se tornou mais do que uma necessidade, uma exigência. O curso Gestão e Manutenção em Edifícios permite aos participantes assimilar as reais situações presentes na rotina dos edifícios e os habilita a buscar as soluções mais adequadas a cada caso, através do conhecimento e aplicação dos conceitos mais atuais de gerenciamento, operação e manutenção relacionados à infraestrutura e serviços das edificações. A busca pela qualidade, e a luta constante por melhorias na operação dos edifícios, visando atender aos requisitos do cliente, faz com que as organizações necessitem administrar e conservar bem a infraestrutura, além de aprimorar a prestação dos serviços oferecidos aos usuários, propiciando um ambiente ideal, seguro e confortável, que contribua com o aumento da produtividade e o desenvolvimento da atividade fim, de forma adequada, livre de interferências, porém, sem que isso represente aumento de custos administrativos.

Patologias em Sistemas Prediais Hidráulico-Sanitários (12h)

Existem diversas causas de patologias endógenas em sistemas prediais hidráulico-sanitários, ou seja, originadas por fatores inerentes à própria edificação, tais como: falhas de projeto, falhas de execução, qualidade dos materiais e uso das instalações. Aprenda através do Curso de Patologias em Sistemas Prediais Hidráulico-Sanitários a identificar as patologias e a correção e prevenção dos problemas Estima-se que 75% das patologias da construção são decorrentes de problemas relacionados com as instalações prediais de água e esgoto. Aprenda no Curso de Patologias em Sistemas Prediais Hidráulico-Sanitários, o que os profissionais da área têm que conhecer profundamente, as causas desses problemas que aparecem durante a execução da obra ou durante o uso das instalações prediais após a obra concluída, para que possam traçar um perfeito diagnóstico e com isso propor as melhores soluções técnicas para correção destes problemas.

Revestimentos de Fachadas em Argamassa e Cerâmica

Em meados do século XVIII, com a finalidade de melhoria do conforto térmico e da impermeabilidade das edificações construídas no Maranhão, o Brasil exporta para o mundo a tecnologia do revestimento cerâmico aderido em fachadas. Em 2015, com produção de quase 900 milhões de metros quadrados, dos quais 800 milhões foram consumidos pelo mercado interno, é o 2º maior produtor e consumidor deste tipo de revestimento do mundo. Contudo, o setor da construção tem amargado grandes prejuízos pelo surgimento de manifestações patológicas como o descolamento precoce destes revestimentos, gerando desperdícios de materiais e o desgaste nas relações construtora x cliente/usuário final. Os problemas têm origem na falta de planejamento e de um projeto detalhado e de procedimentos de produção e controle de execução. O curso de Revestimentos de Fachadas em Argamassa e Cerâmica, abordará este ente outros aspectos relevantes.

Engenharia Legal e de Avaliações (24h)

Estimativas do valor de mercado tem sido o tipo mais frequente de avaliação e o conhecimento público da atividade avaliatória está, provavelmente, limitada a tais casos. Entretanto, a figura do engenheiro perito-avaliador, devido a um treinamento e experiência que o impuseram como um profissional habilitado a procedimentos especializados, tem sido chamada a atuar em larga escala de serviços avaliatórios adicionais, que vão desde simples consultas a papéis-chaves na tomada de decisões em situações relativas a imóveis. Aumente o seu conhecimento!

Engenharia Diagnóstica em Edificações (24h)

A Engenharia Diagnóstica em Edificações pode ser considerada como verdadeiro instrumento da Ciência da Observação, muito útil na busca da verdade, e, por consequência, para a Engenharia Legal, pois a Justiça sempre se mira na verdade, seja ela técnica ou de comportamento humano. Dessa forma, preliminarmente, é importante o conhecimento dos conceitos e diferença entre essas engenharias, bem como as funções das diversas ferramentas. Sabendo-se que Engenharia é a arte de aplicar conhecimentos científicos à invenção, aperfeiçoamento ou utilização da técnica industrial, em todas as suas determinações, pode-se conceituar a Engenharia Legal como a arte de aplicar conhecimentos científicos, técnicos, legais e empíricos nas perícias e avaliações dos diversos ramos da Engenharia, para criar provas jurídicas. Nesse contexto, a Engenharia Diagnóstica se inclui como conhecimento científico que, juntamente com a Engenharia de avaliações compõem os dois braços de sustentação da moderna Engenharia Legal.

Perícias de Estruturas e Edificações (24h)

Tem como objetivo analisar sob os aspectos de deterioração identificados nas edificações, analisando suas causas e como resolvê-las. Será também apresentada a metodologia para elaboração de laudos e pareceres técnicos. Capacitar os profissionais atuantes nas áreas de Pericias de Engenharia, Manutenção e Administração Prediais de instrumentos que propiciem a identificação, análise e solução dos problemas edilícios.

Perícia Ambiental (20h)

Atualmente, a preocupação com o meio ambiente é crescente e os danos trazidos pelos progressos tecnológicos e aumento da população do planeta contribuem cada vez mais para que os crimes ambientais sejam cometidos de modo crescente. Com a publicação da Lei número 9.605 em 1998, conhecida por Lei de Crimes Ambientais, começou a surgir necessidade de um profissional para avaliar a dimensão dos danos cometidos contra o meio ambiente e fornecer laudos periciais para que as punições fossem adequadamente aplicadas. A atividade foi regulamentada pelo Código de Processo Civil, nos Artigos 420 a 439 e é permitida às pessoas que tenham qualquer formação em curso de nível superior.

Prática de Perícia Ambiental no Ambiente Natural (24 h)

A degradação ambiental é crescente no Brasil e no mundo. Diversas empresas são potencialmente poluidoras ou poluidoras. Diante desta crise ambiental é necessário que se forme mão de obra capaz de avaliar os danos causados no meio ambiente natural, assim como verificar a sua extensão e causas. É neste contexto que surge a necessidade de Peritos Ambientais, os quais vão agir em processos judiciais e extrajudiciais para confecção de laudos que auxiliem na convicção do Juiz. Neste curso o aluno aprenderá noções de meio ambiente, assim como noções de legislação ambiental técnicas de perícia ambiental, além disto o curso conta com uma parte de exercícios de fixação de conteúdos e apresentará estudos de caso concretos de pericias já realizadas.

Prática de Perícia Ambiental no Ambiente Urbano

Dentro do conceito de meio ambiente urbano existe o uso do espaço público, ou seja, a utilização do espaço (solo), que deve ser disciplinado por leis claras e principalmente aplicáveis. O espaço em questão é onde se movimentam as pessoas: calçadas, prédios, praças, ruas, avenidas, parques, etc.. Frequentemente somos bombardeados com placas de propaganda nas calçadas e prédios, luminosos de todos os tamanhos, paredes e muros expondo os mais diversos anúncios. Pode não parecer, mas certamente cansam nossa visão. Pouco sobra para apreciar uma árvore ou pássaros, se é que uma cidade grande ainda os tem. O poder público tem o dever de regulamentar o uso desse espaço utilizando critérios que protejam esteticamente o ambiente, além da saúde das pessoas.

Avaliações de Imóveis Rurais (20 h)

O curso apresenta as mais recentes técnicas para aplicação da engenharia de avaliações em fazendas, para identificação do valor de propriedades rurais (fazendas e empreendimentos de base rural).

Patologia de Revestimento e Fachada (20 h)

A grande incidência de problemas como eflorescências, bolores, destacamento de pastilhas, fissuras, infiltrações e descolamento de pinturas mostra que o segmento da construção civil precisa se preocupar cada vez mais com o sistema de revestimento de uma edificação compatibilizando mão de obra, sistemas construtivos e a tradição, de maneira condizente à Engenharia.

Avaliação e Perícias de Máquinas, Equipamentos e Instalações Industriais (20 h)

A avaliação de instalações industriais, indústrias ou máquinas, ou ainda de complexo industrial que abrange imóveis, terrenos, edificações e o conjunto operacional, é uma tarefa árdua, exigindo por parte do engenheiro de avaliações uma grande experiência, pois os ativos industriais assumem valores diferenciados em função da finalidade da avaliação. Outra dificuldade se deve ao fato de que as indústrias raramente oferecem condições de serem avaliadas através de critérios comparativos.

Desapropriações de Imóveis Urbanos e Procedimentos Judiciais (20 h)

Desde os tempos romanos, o direito de propriedade não era absoluto, quando se tratava de cultuar os mortos, construir aquedutos e estabelecer limites entre vizinhos, medidas consideradas como de interesse público. A desapropriação era o meio empregado para exigir dos proprietários as áreas de terreno necessárias aos reclamos de interesse geral, que era previsto desde a Lei das XII Tábuas. Vários senatos-consultos autorizavam desapropriações por utilidade pública, mediante uma indenização fixada “boni viri arbitratur”. Essas indenizações nem sempre eram em dinheiro, dando-se por vezes no Baixo Império por compensações de outra natureza, por imunidades, pelo direito de ocupar, a título, um edifício público desocupado.

Patologias das Construções (20h)

A patologia das construções é o estudo de situações de ocorrências de problemas, de falhas ou de defeitos que comprometem uma ou mais funções do edifício, ou todo seu conjunto, como se o edifício estivesse mesmo doente e necessitasse ser diagnosticada e tratada. Umidade, atmosferas agressivas nos centros urbanos, ambientes marítimos, erros de projeto, má execução das estruturas, traço inadequado, materiais de baixa qualidade e muitos outros fatores, provocam patologias nas edificações. A corrosão de armaduras, a carbonatação e a ação de cloretos, entre outras “doenças” do concreto, fazem com que ele perca sua capacidade de resistência. Por isso, quanto mais cedo esses problemas forem corrigidos, menores os gastos e chances de comprometer ao desempenho estrutural e a segurança do empreendimento. No curso de Patologias da Construção você aprenderá que a identificação das patologias é fundamental para a tomada de decisões corretas, desde a fase de projeto, de modo a adotar soluções preventivas, passando pela etapa de construção, até a criação de um plano de manutenção periódica. O curso de Patologias da Construção analisará, em profundidade, as patologias e os processos de deterioração dos materiais de construção, destacando os métodos para sua prevenção. Orienta em como elaborar um diagnóstico com técnicas e procedimentos de inspeção que permitirão a seleção de materiais e tecnologias para a reabilitação das estruturas degradadas.